(RH-22) Formação de consultores internos em RH

5 à 9 de maio

6 à 10 de outubro

A – OBJETIVOS DO CURSO 

  • Formar Consultores Internos em Recursos humanos com conhecimentos e habilidades para responder pelas diferentes áreas de ação estratégica e operacional deste setor na Empresa.
  • Preparar especialistas multifuncionais para atuarem de forma polivalente, visando tornar o órgão de RH mais coletivo e flexível atendendo com eficiência e eficácia máxima as demandas internas e externas.
  • Fazer uma completa revisão dos pontos mais importantes das funções desempenhadas pelos profissionais de RH proporcionando uma oportunidade para os especialistas atualizarem e desenvolverem seus conhecimentos e aptidões por meio do intercâmbio de experiência e conceitos que irão contribuir de forma decisiva para o progresso e modernização de suas empresas.

 

  • Abordar os aspectos fundamentais da Administração de Recursos Humanos, discutindo os modernos conceitos de gerenciamento de talentos humanos, analisando pontos relevantes para uma definição atualizada das funções e posicionamento da área em ambiente de crescente modernidade e competitividade empresarial. 

B – A QUEM SE DESTINA 

  • Analistas de RH, Coordenadores, Assistentes, Chefes, Líderes e Supervisores de recursos humanos de empresas privadas e estatais atuando nos diversos setores, divisões e departamentos do órgão de RH em busca de formação relevante para um “top performance” em suas funções. O curso é dirigido ainda aos Gerentes de setores de RH e ao titular da área, em busca de reciclagem e atualização. 

C – PROGRAMA  A SER DESENVOLVIDO 

1.Recursos Humanos na Organização 

  • Sistema de Recursos Humanos, variáveis de eficiência e eficácia dos processos de gestão de RH.
  • Evolução de Recursos Humanos na Empresa, decorrente da realidade cambiente;
  • Posição de RH na empresa, hoje.
  • Princípios que governam recursos humanos, motivação, comportamento do indivíduo, comportamento do grupo. 

2.O Funcionamento de Recursos Humanos 

  • Mensuração da eficácia de Recursos Humanos.
  • Estabelecimento de objetivos e diretrizes para diversas funções.
  • Integração dos objetivos de RH aos objetivos gerais da Organização. Acompanhamento dos objetivos. 

3.Recrutamento, Seleção e Integração de Empregados 

  • Planejamento, “ferramentas” de ação e custos.
  • Planos operacionais, políticas estratégias e rotinas básicas de recrutamento, seleção e integração de novos empregados.
  • Técnicas e instrumentos para dinamizar os programas de recrutamento e seleção e integração de novos empregados. 

4.Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos 

  • Objetivos e princípios.
  • Etapas do processo LANT, planejamento de programas, execução e avaliação de resultados do treinamento gerencial, administrativo, técnico, operacional e treinamento da qualidade.
  • Como preparar um projeto: Estudo de caso.
  • A questão atual da qualidade e seu impacto. 

5.Administração de Cargos, Salários e Benefícios 

  • Objetivos e diretrizes de gestão do Sistema de Remuneração.
  • Avaliação de cargos: o fundamento de todo o programa de administração de salários.
  • Desenvolvimento do manual de Avaliação de Cargos e montagem da estrutura de cargos e salários. Pesquisa salarial: desenvolvimento e análise.
  • Gerenciamento do plano de Cargos e Salários.
  • Administração Estratégica de Benefícios.
  • Sistema de Benefícios. Missão do Sistema.
  • Áreas e tarefas – chave de benefícios.
  • Desenvolvimento de modelo de política e plano de benefícios. 

6.Avaliação de Desempenho, Plano de Carreira e Sucessão 

  • Planejamento e desenvolvimento estratégico do sistema de gerenciamento do desempenho. Discussão de metodologia.
  • Planejamento de carreira: metodologia para preparar e implementar o plano de carreira da empresa. 

7.Relações Trabalhistas e Sindicalismo 

  • O novo cenário do direito coletivo do trabalho e das negociações coletivas.
  • Os atuais e os perspectivos papéis do sistema sindical e das empresas frente às mudanças previstas. 

8.Desenvolvimento Social: Abordagem Atual da Gestão do Social e da Segurança e Medicina do Trabalho 

  • Gestão do social organizacional: evolução e práticas.
  • O escopo da atuação na área, no processo e desenvolvimento social.
  • Qualidade de vida no trabalho e no tempo social.
  • Políticas, diretrizes e planos para gestão do serviço de higiene e medicina do trabalho.
  • Como efetivar a ação de desenvolvimento social. 

9.Planejamento e Desenvolvimento dos Recursos Humanos 

  • Como relacioná-lo com o planejamento organizacional e tecnológico da empresa.
  • Utilização eficiente de recursos humanos: planejamento das futuras necessidades a curto e longo prazo.
  • Desenvolvimento organizacional como estratégia alternativa de gestão dos Recursos Humanos. 

10. Atualidades e Tendências em Organização e RH 

  • Macrovisão do cenário econômico-político-social mundial e brasileiro atual e seus efeitos no meio empresarial e nos resultados das empresas.
  • Tendências: Reengenharia, Terceirização, Rearquitetura. Qualidade Total e Holismo: conceituação, fundamentos e resultados obtidos.
  • Como este cenário e tendências estão impactando nos recursos humanos. Perfil do Analista Multifuncional em Recursos Humanos. Postura e posicionamento dentro e fora das organizações.  

D – METODOLOGIA PEDAGÓGICA E RECURSOS UTILIZADOS PARA APLICAÇAO DO CURSO 

  • Exposição de conceitos, técnicas e exibição de filmes seguidos de debates entre os participantes para identificação, análise e solução de problemas. Estudo de caso, jogo de empresa e vitalizadores.
  • Aplicação de exercícios e trabalhos em grupo, seguido de apresentação e discussão orientada para ganhos em produtividade e qualidade. 

E – CARGA HORÁRIA 

  • 24 horas. 

F – AUTOR/ APRESENTADOR 

  • Consultores da equipe Comanda. 

G - INVESTIMENTO 

R$ 1.980,00