(DG-107) Liderança situacional e trabalho em equipe

9 e 10 de junho

1 e 2 de dezembro

A – OBJETIVOS DO CURSO 

  • Ter profissionais melhor preparados para atingir e superar metas organizacionais.
  • Criar condições para o desenvolvimento harmonioso do trabalho, elevação da produtividade e maior satisfação do elemento humano na empresa.
  • Criar um clima de trabalho mais solidário, confiante e produtivo.
  • Conhecer os passos para antecipar, preparar, controlar mudanças e reduzir a resistência do seu grupo, evitando crises e conflitos.

 

  • Ensinar como dirigir mudança para obter os resultados previstos.
  • Identificar os fatores de motivação dos líderes e de sua equipe, o nível de maturidade dos talentos humanos, sob seu comando e seu estilo de liderança, propiciando um amplo referencial para identificação do padrão de liderança mais adequado para alcançar a eficiência e a eficácia máxima de acordo com os fatores situacionais (empresa, tarefa, equipe, etc).
  • Desenvolver habilidades para compartilhar informações de modo eficiente, dar feedback construtivo e responder positivamente a questões críticas.
  • Ser capaz de transformar informações técnicas, científicas e profissionais em linguagem simples e compartilhada por todos.
  • Aprender a adotar postura proativa, identificando tendências e antecipando necessidades para alcançar vantagens competitivas. 

a)Conduzir os participantes a: 

  • Levar adiante suas idéias com clareza e positivamente;
  • Desenvolver entusiasmo em seus subordinados;
  • Elaborar um esquema de trabalho realista e bem ordenado;
  • Planejar objetivos para si e seus subordinados. 
  • Ampliar a competência interpessoal, administrativa e técnica daqueles que exercem função de chefia e supervisão para obter um "top performance" nas áreas e ação pelas quais são responsáveis.
  • Fornecer os recursos mais atualizados de gestão. Desenvolver a capacidade de criar e aplicar soluções de produtividade empresarial.
  • Aumentar os recursos individuais de análise, tomada de decisões, liderança, comunicações. Fornecer dados e "ferramentas" para o planejamento, organização, controle e avaliação de resultados na administração da empresa.
  • Criar novas atitudes e ampliar a percepção dos participantes frente à realidade do tempo, levando-os a repensar suas atividades e papéis gerencias e a operacionalizar os conceitos, técnicas e instrumentos para a maximização do uso do tempo. Tornar os participantes conscientes da importância de se concentrarem nas prioridades e nas atividades de maior retorno e ter profissionais mais capazes de gerir os elementos da delegação e dirigir reuniões com melhor proveito do tempo e motivados a desenvolver e implementar planos de ação individual e grupal voltados a otimizar o uso do tempo e interessados em buscar novas formas de racionalização e utilização do tempo ganho.
  • Capacitar em eficientes técnicas de construção de equipes que melhorem o processo decisório e a motivação individual e grupal, traduzindo os resultados em produtividade e qualidade para a empresa.
  • Subsidiar os participantes no aprimoramento do seu próprio estilo gerencial, direcionando-o para torná-lo mais flexível e eficaz ao contexto profissional onde atuam. 

b)Preparar os participantes para: 

  • Calcar suas ações numa visão comum e num forte senso de propósito.
  • Ser um encorajador da equipe e de seus membros.
  • Ser um estímulo aos mecanismos da criatividade.
  • Ser mais autônomo e tomar decisões com segurança.
  • Tornar eficaz os procedimentos de trabalho.
  • Criar e inovar a partir das diferenças individuais.
  • Desenvolver suas relações através de uma comunicação frontal segura e aberta.
  • Fortalecer a autoconfiança, a auto-estima e o respeito mútuo.
  • Aprender a ouvir as outras pessoas e a si próprias. Perceber quando estão aprisionadas em velhas formas de ver as coisas e, aprenderem a pensar de maneira nova.
  • Ser dotado de um forte senso de equipe.
  • Gerar resultados excepcionais para a organização. 

B – A QUEM SE DESTINA 

  • Engenheiros Chefes e Engenheiros, Assistentes, Gerentes, Supervisores e Lideranças Intermediárias. 

C – PROGRAMA 

1.Sensibilização e Conscientização Para as Mudanças - Quebrando Paradigmas 

  • Megatendências e mudanças e seu impacto nas empresas e pessoas.
  • Importância de estar preparado para as mudanças - o profissional resiliente.
  • Mudanças - comportamento em relação às mudanças (oposição, reação, adaptação, reflexão, etc).
  • Como o processo de mudança do mundo mental interior reflete o nível cada vez maior de mudança no mundo exterior.
  • Quebra de resistências: como quebrá-Ia (gestáltica) - rompendo com os velhos paradigmas.
  • Projeção de filme: "Mudanças e Transformações e seu Impacto na Empresa e Pessoas" - análise e conclusões. 

2.Como Influenciar Pessoas 

  • Como desenvolver habilidades para influenciar e convencer.
  • Liderança como habilidade aprendida.                             
  • Liderança como função compartilhada.
  • Fontes de poder e influência do líder:
  • Poder do posto x poder da autoridade x poder delegado x poder legal x poder da recompensa x poder de conhecimento.
  • Qual a fonte de poder legítima para liderar?
  • Liderança: Estilo ou Circunstância?
  • Estilos de liderança x Estilo Social do Líder. 

3.Como Alcançar e Superar Metas da Empresa Pelo "Empowerment" 

  • Como lidar com suas forças produtivas (pontos fortes) em situações de pressão.
  • Como identificar os pontos fortes dos membros da equipe e capitalizar sobre suas forças produtivas.
  • Como capitalizar as forças e competências sociais e de liderança para legitimar o papel e a autoridade.
  • O "empowerment" na prática: bases, meios e seus resultados. 

4.Jogos de Empresas: Explorando Situações de Cooperação e Conflito Para o Desenvolvimento de Relações Interpessoais Positivas 

  • Caso prático: o “Jogo do Cassino”. Desenvolvimento da competência interpessoal (habilidades para liderar, negociar, comunicar, delegar, fazer relações humanas e tomar decisões).
  • Explorando o poder da visão dos objetivos e metas para alcance de resultados significativos para a empresa. 

5.Aprendendo a Administrar Poder e Autoridade 

  • Como equilibrar e resolver diplomaticamente situações de conflitos.
  • Como inspirar e mobilizar pessoas com a visão do que deve ser feito para alcançar os resultados da empresa.
  • Desenvolvimento de colaboradores sem dependência, para que você possa interagir com sucesso na organização. 

6.Administração de Conflitos 

  • Técnicas gerenciais para manejo dos conflitos.
  • Tipos de soluções (estrutural, processual e mista), aplicadas no manejo de conflitos.
  • Os estilos comportamentais e sua influência no desempenho e produtividade dos recursos humanos.
  • Diagnóstico de estilos: identificando os estilos comportamentais dominantes.
  • Como lidar com suas forças produtivas (pontos fortes) em situações de pressão.
  • Como identificar os pontos fortes dos membros da equipe e capitalizar sobre suas forças produtivas.
  • Como utilizar os resultados da equipe e da empresa pelo "Team Building". 

7.Liderança Situacional 

  • O que é Liderança Situacional?
  • Diagnose do Estilo de Liderança.
  • Perfil de Liderança I (Como eu me vejo).
  • Perfil de Liderança II (Como sou visto pelos meus pares e colaboradores).
  • Compatibilizando o estilo de liderança com o nível de maturidade dos colaboradores.
  • Como capitalizar sobre os pontos fortes desta relação.
  • O líder democrático-participativo: característica e forma de atuação.
  • Como se caracteriza a liderança promotora, executiva, dedicada e eficaz.
  • O grupo, a situação e o líder como fatores determinantes da eficácia gerencial.
  • A liderança participativa como alternativa para o aumento da moral, motivação e aumento da produtividade. 

8.Habilidades Para Compartilhar Informações 

  • Como apresentar idéias de modo claro e objetivo, resultando em concordância e alterações no comportamento.
  • Como utilizar os relacionamentos pessoais e emoções para persuadir e obter o consenso e concordância.
  • Como trabalhar dentro dos sistemas formal e informal para influenciar pessoas e situações.
  • Como acumular informações de modo eficaz para estabelecer fatos e fornecer/compartilhar informações sobre ocorrência, problemas ou questões de modo claro. 

9.Comunicação Interpessoal 

  • A dinâmica da comunicação humana. Técnicas e instrumentos para uma comunicação eficaz. Barreiras à comunicação eficaz.
  • Como melhorar as comunicações na empresa. Técnicas e "ferramentas".
  • Exercício prático: objetivo x apoio.
  • Diagnóstico dos ruídos x soluções alternativas. 

10. Gerenciamento do Tempo 

  • Premissas e objetivos.
  • Seu estilo de administração do tempo:
  • Diagnóstico e auditoria do uso do tempo.
  • Planejamento e organização pessoal como premissa para otimização do uso do tempo.
  • Identificação dos "ladrões" do tempo.
  • Desenvolvimento do plano de ação para uso eficaz do tempo. 

11. Delegação de Poderes 

  • Diagnóstico do seu atual nível de delegação.
  • Retornado ao fundamental. Clareza nos papéis organizacionais X coerência nos objetivos do cargo.
  • Delegação produtiva: técnicas, critérios e benefícios.
  • O que é delegável X indícios de “delegação perversa".
  • Premissa para delegar melhor.
  • Técnicas eficientes de delegação - plano de delegação. 

12. Proatividade no Trabalho - Postura Antecipatória 

  • Como se caracteriza a postura de proatividade. -Prontidão decisória. -Propensão a correr riscos.
  • Como se antecipar às necessidades dos clientes e fornecedores internos e externos.
  • Como alcançar mudanças ativamente, sem esperar que alguém as peça.
  • Como identificar tendências para antecipar necessidades e alcançar vantagens competitivas. 

13. Como Formar e Transformar Equipes em Potencial em Times de Alto Desempenho 

  • O que é uma equipe. Do pseudotime à equipe de alta performance. Conhecendo o processo evolutivo - dinâmica - "Escravos de Jó” - análise dos resultados da aprendizagem.
  • Característica das Equipes folies e vencedoras - filme "Um Time de Águias".
  • A chave para as equipes vencedoras: criando vínculos dentro do grupo.
  • O papel das lideranças nas equipes de alto desempenho.
  • Como ser um membro eficiente e eficaz na equipe.
  • Como compartilhar a função de liderança na equipe - filme "Eu e Nós", para atingir as metas organizacionais. 

14. Mantendo Equipes Automotivadas 

(Como Manter a Motivação e o Moral Elevado) 

  • Medindo o nível de auto-motivação e da capacidade para motivar.
  • Motivação dos Líderes e das equipes.
  • Exercícios de sensibilização e diagnose dos fatores motivacionais
  • Filme - Auto-motivação.
  • Como exercer a liderança levando em conta os aspectos humanos da função.
  • Técnicas de motivação e energização da equipe:
  • Como criar um ambiente motivador.
  • Adotando Estratégias para Crescimento dos Colaboradores.
  • Implantando Estratégias de Relacionamento.
  • Aplicando Estratégias voltadas a Tarefa.
  • Filmes sobre motivação da equipe e dos líderes - "Querer é Poder".
  • Análise das técnicas para estimular o interesse dos colaboradores.
  • Que reforços utilizar para motivar positivamente os membros da equipe. 

15. Tendências Atuais em Gerenciamento 

  • Cenário mundial e brasileiro na década de 2010: Megatendências.
  • Reinventando as organizações -As variáveis críticas de sucesso para os anos 2010: Foco, Velocidade, Flexibilidade e Parceria.
  • Área de eficiência e eficácia da empresa: Macrovariáveis e variáveis do ambiente interno que afetam os resultados da empresa.
  • Como gerenciá-Ia. 

16. Carta de Objetivos - Fixando Metas e Lançando Desafios 

a)Estimular a prática de um estilo gerencial que possibilite: 

  • Melhor aproveitamento do potencial dos recursos humanos (tudo acontece através das pessoas).
  • O trabalho em parceria entre chefias de diferentes níveis e áreas de atuação.
  • Maior comprometimento dos colaboradores com objetivos e resultados.
  • Desenvolver o potencial de liderança dos participantes.

D – PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO CURSO 

O que deve ser levado

 

O que não deve ser levado

 

Visão compartilhada, proatividade, delegação, habilidades,Planejamento,

Polivalência, sinergia, liderança,confiança, comunicação,comprometimento, cooperação,

Motivação, senso de equipe,

Altruísmo, otimismo, entusiasmo,

Emoções encorajadas, ética,

Flexibilidade, adaptabilidade,

Conflitos construtivos, criatividade,

Decisões, espírito aberto,

Extroversão, senso crítico,

Reflexão, empatia e muita disposição mental e física

 

 

Visões individuais, centralização,

Rigidez, despreparo, oportunismo, desorganização, autoritarismo, competição exacerbada,

divagação, estrelismo,

arrogância,

apatia, acomodação, invasão,

ressentimentos, sonegação de informações, resistência a mudanças,espírito fechado,

intolerância ceticismo, pessimismo,

ansiedade, medo,

antipatia, presunção,

emoções desencorajadas e má vontade

 

 

 E – METODOLOGIA E RECURSOS UTILIZADOS 

  • Será adotado método ativo-participativo, fundamentado em princípios andragógicos, com exposição dialogada e postura interativa do consultor facilitador com os participantes.
  • Serão utilizados rolling-play, jogos, dinâmicas de grupo, estudo de casos, painel integrado, auto-diagnósticos de estilos comportamentais, nível de maturidade e fatores motivacionais, debates para troca de experiências, projeção de filmes seguidos de exercícios e análise de resultados. Aplicação de vitalizadores para descontrair o grupo e estimular participação ativa. Será fornecido completo material de apoio aos participantes. Serão fornecidos relatórios, sínteses com diagnósticos e soluções alternativas para os exercícios práticos desenvolvidos no curso. 

F – APRESENTADOR 

  • José Francisco de Morais e/ou membro da equipe de formação da Comanda Treinamento & Consultoria Empresarial Ltda. 

G – CARGA HORÁRIA 

  • 24 Horas. 

H - INVESTIMENTO 

R$ 1.980,00